Vila de Morro de São Paulo
Na verdade Morro de São Paulo é o nome do povoado no extremo norte da ilha de Tinharé, mas sua fama acabou emprestando o nome à ilha inteira, ou até mesmo ao arquipélago.
É onde que se concentra o comércio, vários hotéis e pousadas e os monumentos históricos.
Farol de Morro de São Paulo
A construção mais visível de Morro de São Paulo. Um braço amigo, tanto para quem está no mar como para quem está em terra, admirando a noite calma, repleta de estrelas. Pode-se chegar no Farol por uma trilha, que começa em frente à igreja. Há dois mirantes perto dele, um para o norte, onde se vê o atracadouro, a Ponta do Curral, e um pouquinho da Gamboa, e outro voltado para o sul, onde está o principal cartão postal de Morro, as três primeiras praias. É também deste local que começa a maior tirolesa do Brasil. Não deixe de ir lá para tirar fotos e admirar a paisagem. A caminhada vale a pena!
Igreja Nossa Senhora da Luz
O prédio atual foi construído em 1845, mas suas imagens datam de séculos anteriores. Antes, estava localizada próxima do atual Farol de Morro de São Paulo.
Além de ter escapado de diversas tentativas de saque, é provavelmente a última igreja baiana a manter a tradição de enterrar pessoas ilustres no seu interior.
Fonte Grande
Embora existisse desde o século XVII para abastecer de água o povoado, sua atual forma se deve à obra de um arquiteto francês, que coordenou a obra em 1746.
É o mais avançado sistema de tratamento de água do Brasil colonial, com suas galerias de captação do lençol d’água e cisterna de decantação e regularização de fluxo.
Praias de Morro de São Paulo
Em Morro de são Paulo as praias são numeradas a partir da vila: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia. Há também uma “quinta praia” conhecida como Praia do Encanto.
Mais distantes da vila há outras praias, como Garapuá e Gamboa. Veja a localização no mapa da vila ou da ilha inteira.